segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Lidando com produção de áudio no Ubuntu Studio – diversões aleatórias e complicações parte 1: DAWs

Lidar com som no Linux é divertido e produtivo, mas complicado. Tanto pelas soluções em si quanto pelo conhecimento que nos oferece. Nessas postagens, espero compartilhar um pouco sobre como alguém que não tem conhecimento técnico pode aproveitar certas soluções que já existem para trabalhar com som no Ubuntu Studio.

Antes, algumas premissas rápidas:


  • As investigações que faço tem um propósito pessoal: melhorar minha capacidade de produzir áudio. Confio no Ubuntu e no Linux em geral, mas meu objetivo principal não é virar geek de computador; é fazer música, de qualidade, sem "ficar na mão" seja de que interface for.
  • Usei Windows pra produzir música, usando principalmente Reaper e o Kontakt Player. Ótima experiência, com resultado bastante profissional. O Reaper funciona perfeitamente no Ubuntu Studio via Wine e tem plug-ins ótimos, além de permitir o uso de vários plug-ins VST mais simples (e úteis). Adoro o Linux pela estabilidade e rapidez, mas sou agnóstico com relação a som: a música vem primeiro.
  • Nem todo resultado da experiência com som no Ubuntu tem resultado rápido ou prático. Isso não impede a pesquisa, mas tira tempo de fazer música. Espero que meus atrasos relatados aqui (e as possíveis soluções encontradas) ajudem outras pessoas.

1. A busca por DAWs

Bom, comecemos pelo pós-começo. Antes de falar do Jack (central para quem lida com áudio no Linux), vamos às interfaces, ou DAWs. DAW significa Digital Audio Interface e é o equivalente a uma mesa de som + gravador + um monte de coisas no meio do caminho que posibilitam operar, gravar e editar som e MIDI (que é meio como uma partitura em forma de software: instruções para executar o som, o que é feito não por uma pessoa mas por software). Busquei várias, pelo critério de simplicidade e produtibilidade, ie, o quanto consigo produzir sem ter problemas. Nenhuma passou no teste com louvor, mas sou persistente. Vamos aos louros e aos problemas.


a. Ardour

A DAW mais conhecida e provavelmente a mais cheia de recursos no ambiente Linux. Integra-se perfeitamente com o Jack e tem suporte a vários tipos de plug-ins: LADSPA, LV2 e LinuxVST (mais sobre plug-ins, depois). Mas a versão 3.5 está bugada e fecha abruptamente com grande constância, em especial quando se lida com MIDI (o que para mim é 75% da produção musical). A tristeza não é maior porque em geral ele salva as configurações perfeitamente, mas ficar abrindo e fechando toda hora traz insegurança. Pelo que li pela Web e no fórum do Ardour, tem a ver com essa versão. A comunidade do programa é ativa e deve encontrar soluções logo. Tomara. Apesar de pesada (demora pra abrir), o Ardour é um grande programa e seus recursos valem muito a pena. Falo mais abaixo sobre isso nos plug-ins que lidam com MIDI.


b. LMMS

Acho a ideia muito boa, mas tem certos procedimentos do LMMS que ainda me distanciam. O trabalho básico com MIDI em si é bom, mas acho a montagem entre partes estranha. Além disso, a interação com certos plug-ins não é muito boa, em especial os que lidam com VSTs do windows (algo que é impossível no Ardour, diretamente, mas que os apps Carla e Cadence do repositório do KXStudio vieram a solucionar). Ainda devo tentar mais com o LMMS, embora ele tenha fechado sem explicação todas a vezes que tentei usá-lo. :(


c. Tracktion

Daw nova e multiplataforma (Mac, Windows, Linux). Muito boa para uso com MIDI (via Linuxsampler), mais estável do que o Ardour, no momento, e aparentemente mais leve. Limitação: não usa plug-ins LV2, que são a geração mais moderna de plug-ins no linux (isso impede de usar o plug-in Calf Fluidsynth, ótimo plug-in, aliás como toda a suíte Calf). É gratuita para o Linux, mas não open source.


d. Reaper

DAW já conhecida e bastante usada no Linux via Wine. Estável até via emulação, e de certo modo a organizadora de uma virtual bagunça com plugins VST. Até agora minha favorita (contra toda a torcida pessoal pelo open-source). Foram os melhores 60 Obamas que já gastei, recomendo fortemente. Para lidar melhor com som, recomendo instalar o wineasio (driver que conecta o Reaper ao jack). Novamente, os repos do KXStudio trazem o wineasio e facilitam a instalação.


e. Ainda não testados

Qtractor, Muse, Rosegarden e Non Timeline ainda não foram testados, este último por um erro que o impede de abrir (tristeza). Tentarei solucionar o problema para testar.

Amanhã: Fontes sonoras, samplers, frustração e alegria.

Um comentário:

  1. Olá Daniel onde encontro mais informação sobre produção de áudio no linux?

    ResponderExcluir